20 de set. de 2009

Atividade 5

" Queimando as gordurinhas"


O superávit calórico ocorre quando você consome mais calorias do que seu corpo necessita. Essa energia "que sobra" é armazenada na forma das famosas "gordurinhas" que tanto incomodam. Além de prejudicar a estética, tão zelada, essas gorduras também prejudicam a saúde física e psicologica.
Os obesos são mais sujeitos a doenças cardíacas e vasculares (coronariopatias e hipertensão arterial), diabetes, insuficiência pulmonar , distúrbios metabólicos (hiperlipidemia), doenças da vesícula biliar (cálculos), doenças que afetam as articulações (osteoartrose degenerativa), distúrbios da menstruação (suspensão ou para mais), aumento do risco de desenvolver câncer (endométrio, mama, intestino, próstata), além de problemas psicológicos com desajustes sociais e familiares.

Comer bem, praticar atividade física e aprender a relaxar e cuidar das emoções, são fatores que tem que estar sempre equilibrados para uma vida saudavel.

Porem as gorduras possuem importante função fisiológica quando em quantidades apropriadas. Entre essas podemos citar:

*Proteção dos órgãos vitais. Aproximadamente 4% da gordura corporal serve como absorvente de choques, funciona como escudo protetor contra traumatismos internos e externos. Mesmo indivíduos submetidos a semi-inanição mantém esta camada protetora;
*Isolamento. Protege o organismo contra os excessos térmicos. Indivíduos relativamente gordos podem beneficiar-se de uma generosa camada de gordura em situações de frio quando comparados com indivíduos magros. Por outro lado, indivíduos gordos ficam em desvantagem para dissipar calor em ambientes quentes, precisando recorrer à transpiração para manter a temperatura interna. A maior desvantagem ocorre quando o indivíduo gordo realiza exercícios, além de carregar um peso maior a produção de calor pode chegar a 20 vezes o valor de repouso;
*Fonte de energia. Esta é uma das principais funções da gordura já que a capacidade de armazenamento de carboidratos é limitado e o armazenamento das proteínas está condicionado a alguma função fisiológica. Em exercícios de intensidade moderada e longa duração as gorduras são utilizadas preferencialmente como fonte de energia. As gorduras podem fornecer até 90% da energia total requerida pelo exercício quando a duração deste for superior a uma hora.

-O exercício é importante para conseguir o equilibrio calórico diaria. Contudo, pessoas sedentárias não são capazes de realizar exercícios em altos níveis de gasto energético, e por isso necessitam acumular um grande período de atividade durante a semana para efetivamente perder gordura corporal. O que se torna inviável ua vez que são sedentárias. Entao por fim toda essa gordura que não foi gasta nos exercícios q deveriam ter sido feitos, acumula-se.


Todos devem fazer exercícios físicos. A prática constante proporciona muitos benefícios.A atividade física contribui para manutenção ou eliminação de peso.
Para os preguiçosos ou sedentários, a receita éh reeducação alimentar. Os nutricionistas recomendam que as pessoas consumam mais carboidratos complexos, mais frutas e legumes e menos gorduras, carnes e doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário